Tempestade de raios durante temporal em São Sebastião; assista clicando no link abaixo

Somente nesta quarta (14/03/18) foram contabilizados 370 raios entre 19h e meia noite. Número corresponde a mais da metade da média esperada para o mês de março na cidade, segundo o Elat.

Um vídeo mostra uma tempestade de raios que atingiu São Sebastião (SP) durante uma tempestade na noite desta quarta-feira (14). De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Inpe, foram contabilizadas 370 descargas, mais de 50% da média esperada para o mês de março, que é de 660 raios. (veja vídeo clicando no lik com a tecla CTRL apertada) https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/video-mostra-tempestade-de-raios-durante-temporal-em-sao-sebastiao-assista.ghtml

As imagens foram gravadas por uma câmera instalada na casa do morador Eduardo Santiago. Ele faz monitoramento do céu desde 2013 e mantém o equipamento gravando constantemente em busca de imagens de meteoros. Com elas, ele desenvolve, junto a uma organização, estudos sobre corpos celestes.

“Essa câmera fica sempre ligada, então foi possível registrar tudo o que acontecia no céu. A lente está apontada para o sul de São Sebastião”, disse .

Segundo o Elat, grupo especializado no estudo de descargas elétricas, nesta quarta foram contabilizados 139 raios ‘nuvem-solo’, que é a descarga que atinge o chão; e 231 relâmpagos intranuvem em São Sebastião durante o temporal, das 19h à meia noite.

“Uma tempestade como essa, com tantos raios, é atípica para São Sebastião. No litoral, o número de raios é menor que no Vale do Paraíba”, explicou Osmar Pinto Junior, coordenador do Elat. De acordo com ele, as áreas com cadeias de montanhosas têm maior incidência do fenômeno. O litoral, por causa do mar, é considerado uma região mais plana.

Fonte : Por G1 Vale do Paraíba e Região

15/03/2018 13h07

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *