SP é o 10º estado do país com maior incidência de raios por metro quadrado

 

Em todo o país, foram cerca de 77 milhões de raios por ano nos últimos seis anos. Cerca de 100 pessoas morrem por ano atingidas por raios.

 

 

São Paulo é o 10º estado do país com maior incidência de raios por quilômetro quadrado, segundo pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Das 17h desta quarta-feira (25) até 12h desta quinta, foram registrados 509 raios do tipo nuvem-solo só na região metropolitana de São Paulo.

Nos últimos seis anos, foram 77 milhões de raios por ano em todo o país, de acordo com o Inpe. Por ano, cerca de 300 pessoas são atingidas por raios no Brasil. Desse total, 100 morrem.

Apesar de São Paulo estar em 10º lugar no ranking dos estados, em alguns municípios a densidade de raios é mais alta. É o caso de São Caetano do Sul, onde, segundo dados do Inpe, a densidade de raios por quilômetro quadrado por ano é de 19,73, número maior que o de Tocantins, estado com maior incidência. Depois, vem os municípios de Osasco (16,19), Itaquaquecetuba (15,33), Diadema (14,77) e Santo André (14,53).

A recomendação em caso de tempestade com raios é não ficar próximo de nenhum objeto ligado à rede elétrica ou à rede telefônica, não falar ao telefone com fio, não tomar banho no chuveiro elétrico e não ficar encostado em geladeira.

Fonte: G1 SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *