ES registra 2.383 raios durante tempestade, contabiliza instituto

 

De acordo com o Incaper, só no município de Mimoso do Sul, no Sul do estado, onde houve maior incidência, foram registrados 326 raios.

 

 

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural registrou 2.383 raios em todo o Espírito Santo, nesta segunda-feira (5).

De acordo com o Incaper, só no município de Mimoso do Sul, no Sul do estado, onde houve maior incidência, foram registrados 326 raios.

“Em outros locais, como Alegre, tivemos 165 raios, e na região Serrana, em razão da topografia, que favorece a formação de nuvens, o número variou entre 80 e 100 raios”, falou o meteorologista do Incaper Hugo Ramos. Veja a entrevista:

Entre os municípios da região Metropolitana, Vila Velha foi onde houve a maior incidência de descargas elétricas, no número de 88.

“Toda descarga elétrica é originada de uma nuvem de tempestade. Existem alguns indicadores físicos que favorecem à formação dessas nuvens. Dentro das nuvens, de acordo com o campo elétrico, favorece ou não a ocorrência das descargas”, explicou o meteorologista.

Ramos disse que a previsão é que a instabilidade continue nos próximos dias, mas não há expectativas de um número tão grande de raios.

“Ainda há condição de instabilidade em todo o estado, que ocorre de forma intermitente, indo e voltando. Isso não significa dizer que teremos essa quantidade impressionante de raios registrada ontem. De acordo com as nossas observações, não há um indicativo de acúmulo tão expressivo de raios no Espírito Santo”, destacou.

Registros

Moradores na Grande Vitória registraram raios de vários pontos da região. De acordo com o Núcleo de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, foram registrados mais de 180 raios por hora nas últimas horas no Espírito Santo.

 

Fonte:  G1 ES

06/03/2018

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *